Cuidado: fibras em excesso faz mal sim!

Fibras são muito importantes! Porém nada em excesso faz bem. Veja os malefícios! Por mais que saibamos que comer fibras faz bem a saúde, temos que tomar cuidado, pois nem todas são iguais. Por existir dois tipos de fibras, temos que ficar atentos para não abusar!

As fibras insolúveis funcionam como laxantes naturais, eficientes no tratamento da constipação, podendo ser encontrada em grãos integrais, como o trigo, em cascas de frutas e também em batatas.

Já as fibras solúveis, por serem solúveis em água, formam uma espécie de gel, retardando a absorção dos açúcares e gorduras pelo tubo digestivo e podem ser encontradas em frutas, como maça e laranja, em legumes, como ervilha e feijões e alguns vegetais, como a cenoura e o brócolis.

Segundo médicos e nutricionistas, o recomendado é ingerir uma quantidade superior a 25g de fibras por dia, sendo 2/3 insolúveis e 1/3 solúveis, para equilibramos o organismo e a flora intestinal. Não devemos abusar, afinal o consumo exagerado de fibras, se não é associado a ingestão de líquidos, acaba dificultando o funcionamento do intestino e deteriorando o aspecto da pele. Como? Se as fezes não são eliminadas normalmente, as toxinas acabam ficando um bom tempo em contato com a parede intestinal, podendo ser absorvidas pelo sangue. Assim, essa intoxicação agride a pele, os rins e os fígados, deixando-os sobrecarregados, podendo no futuro desencadear um problema maior.

E para quem adora se cuidar fica a dica: o excesso de toxinas pode levar o aparecimento da celulite, além de problemas de pele como acne, oleosidade. Problemas que nós mulheres, não queremos em nossas vidas, certo? ;)

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